A Raça

Características da Raça

Aparência
 
APARÊNCIA


Tamanho médio:
– machos 54-60 cm
– fêmeas 49-55 cm
– peso de 17 a 28 kg

Pêlo:
– manto de pelagem dura, curta e lisa, muito macia
– sub-pêlo denso e espesso
– o manto deve-se apresentar na sua maioria negro ou num tom castanho-avermelhado, com manchas brancas

Cabeça:
– Triangular, não muito longa, com orelhas também elas triangulares, médias e eretas
– Os olhos, pequenos e algo ovalados, apresentam uma expressão intensa e alerta. A cor pode variar dentro dos tons castanhos mas nunca deverão ser azuis ou amarelos

Corpo:
– Robusto com estrutura óssea forte, e proporcional

Cauda:
– enrolada, caindo suavemente sobre o dorso ou para o lado em “foice” ou em círculo. A ponta deve ser branca


Temperamento
TEMPERAMENTO

Por serem muito territoriais, são cães agressivos por natureza com outros animais, necessitando por isso de boa sociabilização desde cachorros.
É raro um Cão de Ursos da Carélia atacar um ser humano mas pode ferir gravemente e/ ou matar facilmente outro animal se se sentir ameaçado.

Em família e em matilha traz ao de cima um grande sentido de humor, assim como, quando feliz, é extremamente afetuoso.

Caçador mudo, só dá o alerta quando tem a presa encurralada, mantendo-a assim até à chegada do seu tratador.
Podem ser treinados para trabalhar com outra pessoa que não o seu tratador mas são muito propensos à ansiedade por separação devido à relação com o seu companheiro humano. Atualmente executam na perfeição toda e qualquer atividade desde que treinados com alguma paciência – Busca e Salvamento, Obedience, Canicross (são algumas das atividades praticadas com exemplares da raça).

Aprendem muito rápido e são mesmo muito inteligentes! Mas isso poderá ser um problema para quem não tem experiência com cães ou só quer um exemplar de Cão de Ursos da Carélia para companhia (entenda-se, para ficar só em casa, sem qualquer tipo de exercício).
Energia é coisa que não lhes falta por isso devem fazer muito exercício físico e mental para não se tornarem destrutivos ou deprimidos.
É uma raça dura e de trabalho, precisa de ter o intelecto ocupado com algo interessante e nada aborrecido para se tornar num exemplar perfeito.
Necessita de uma mão firme mas não agressiva.

Além de muito comunicativos, são ágeis atletas e lavradores: saltam facilmente vedações altas e fazem imensos buracos no jardim ou canil, por gozo ou por necessidade, tal como os lobos, para se abrigarem do frio ou do calor.

Cão de Alarme – SIM. Chega a ladrar imenso não sendo aconselhado a pessoas que não gostam de cães comunicativos
Cão de Guarda – NÃO. Tem apenas instinto de proteção do que é dele por ser um cão territorial, mas não é de guarda apesar de impor respeito quando está em alerta. Não é a sua função.


Clima
CLIMA

Preferem um ambiente ao ar livre a um ambiente de apartamento, mas não dispensam uma boa cama à lareira!
São cães de climas frios e não quentes, apesar de se adaptarem mas deve-se ter cuidados redobrados em dias muito quentes – sombras frescas, muita água fresca à disposição, etc.


Saúde
SAÚDE

Derivada da sua primitividade vem a resistência a doenças, podendo-se considerar uma raça com uma saúde A+, contudo, não se desaconselham exames de prevenção geralmente já realizados pelo “Criador”.
Alguns exemplares poderão sofrer de epilepsia.

A sua alimentação deve ser completa, mas não demasiado proteica de forma a evitar mau estar e/ ou gastroenterite. É importante falar sempre com o “Criador”, procurando o melhor aconselhamento possível. Note que, cada caso é um caso e até mesmo dois irmãos de ninhada poderão ter diferentes metabolismos e exigências nutricionais.


Cuidadoso Com O Pêlo
CUIDADOS COM O PÊLO

Basta escovar o pêlo uma vez por semana, não sendo necessário banhos regulares (basta uma boa escovadela com o pêlo seco para toda a sujidade sair). Em tempos de muda, a escovagem deve ser diária (isso acontece duas vezes por ano).

Não pode nem deve ser tosquiado.

Afixo reconhecido pelo Clube Português de Canicultura e Fédération Cynologyque Internationale

Canil licenciado pela DGAV sob o n.º PT3 198 FL