A Raça
Outros

FACTOS SOBRE A RAÇA
Ao longo dos últimos anos pesquisámos muito sobre a raça do Cão de Ursos da Carélia e lemos de tudo: agradável, desagradável, verdades e mentiras.
A informação disponibilizada pela Internet nem sempre está correta, levando a falsas interpretações ou causando até uma má imagem da Raça.
Nesta página, desmistificamos algumas dessas informações falsas:
O CÃO DE URSOS DA CARÉLIA É UM CÃO DE TRENÓ?
– Não – O Cão de Ursos da Carélia, apesar de nórdico, não é um cão originalmente de trenó. Pode fazê-lo, mas é difícil pois é um cão de caça e como tal tem instintos predatórios, o que poderá dificultar a sua concentração na atividade.
MÁ CONDUTA PERANTE A SUA FAMÍLIA HUMANA E PRINCIPALMENTE COM CRIANÇAS
– Não – São muito afetuosos embora independentes, mas somente com a família (entenda-se por família, quem vive sob o mesmo teto). São cães reservados para todos os estranhos, chegando a ser hostis se no seu território, mas, dentro do seio familiar são meigos e protetores das suas crianças.
No entanto, como cães primitivos e robustos brincam como caçam, de uma forma dura e violenta, e isso pode ser um problema quando não há cuidado e crianças por perto. O cão deve aprender a brincar calmamente com as crianças, com paciência e supervisão de um adulto e o contrário também, para que não hajam acidentes ou nódoas negras.
OS “CARÉLIA” SÃO CÃES “BURROS” E LIMITADOS
– Não – Os “Carélia” são cães extremamente inteligentes e o que os faz “não querer” aprender é a sua capacidade de se sobrepor a quem os treina. Todos os cães, com ou sem raça, fazem o que lhes pedimos, basta que sejamos pacientes e lhes demos brincadeira na aprendizagem.
SÃO MUITO SOCIÁVEIS
– Não – Não quer dizer que com uma boa sociabilização não o sejam mas geralmente os exemplares desta raça são muito reservados e desconfiados. A sua aparência ilude pois o ar de peluche não combina com o seu temperamento para com quem não pediu autorização para tocar!
Com outros cães o mesmo se aplica: devido à sua natureza à priori não são um bom cão para passear no Parque Canino.
Orgulhosamente Desenvolvido por Nádia Rodrigues e Digitextus | Da Villa Saloia © 2024. Todos os Direitos Reservados.